sexta-feira, 15 de junho de 2012


Treinamento Endurance

O que é e para que serve os treinos de endurance?

O treinamento de endurance, nada mais é que treinar sua resistência física e desenvolver os sistemas de produção de energia para atender as demandas do exercício de longa duração. Os sistemas usados são o Trifosfato de adenosina (ATP), que é um composto químico que fornece energia para a contração muscular, contraindo os músculos para obter ATP a partir da glicose armazenada na corrente sanguínea e a quebra do glicogênio armazenado nos músculos. Exercido por longos períodos de tempo irão requerer a oxidação completa de hidratos de carbono ou ácidos graxos livres na mitocôndria.
Para entendermos melhor, temos alguns tipos de resistência que são denominados na literatura como: resistência aeróbia, resistência anaeróbia, resistência, velocidade e resistência de força. Uma base sólida de resistência aeróbia é fundamental para todos os tipos de exercício.

A Resistência aeróbia...
Durante o exercício aeróbio “com a presença de oxigênio”, o corpo está trabalhando em um nível onde as demandas de oxigênio e combustíveis podem ser encontrados pela ingestão do corpo. Os produtos residuais, que se formam são apenas o dióxido de carbono e a água que são removidos por transpiração e respiração.
A resistência aeróbia pode ser subdividida da seguinte forma:
  1. Aeróbios de curta duração - 3 a 8 minutos (láctico / aeróbio)
  2. Aeróbios de média duração - 8 minutos a 30 minutos (principalmente aeróbio)
  3. Aeróbios de longas distâncias – acima de 30 minutos (aeróbio)
A resistência aeróbia é desenvolvida usando uma condição contínua ou com intervalos de execução (Intervalado aeróbio).
Ø  Duração contínua é executada para melhorar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx1 );
Ø  Intervalado para melhorar o coração como uma bomba muscular.

Limiar aeróbio...
O limiar aeróbio é ponto em que as vias de energias aeróbias começam a operar com  65% da freqüência cardíaca máxima (FCM). Isto é aproximadamente 40 batimentos menor do que o limiar anaeróbio.

Resistência anaeróbia...
Durante o trabalho “sem oxigênio”, denominado anaeróbio, envolve-se o máximo de esforço, o corpo está trabalhando tão duro que as demandas de oxigênio e combustível chegam a exceder a taxa de abastecimento e os músculos têm que contar com as reservas armazenadas de combustível. Os músculos, estando carente de oxigênio naquele momento, levam o corpo a um estado conhecido como débito de oxigênio e acidez láctica começando a acumular-se nos tecidos musculares. Este ponto é conhecido como limiar lático ou limiar anaeróbio ou início do acúmulo de lactato no sangue. A atividade não será retomada até que o ácido láctico seja removido e o débito de oxigênio reembolsado.
O corpo pode retomar a atividade limitada depois que uma pequena parte do débito de oxigênio seja reembolsada
Uma vez produzido o ácido lático, o termo correto para esta via energética é anaeróbio lático.
Quando falamos de sistema anaeróbio alático, seria quando o corpo está funcionando anaerobicamente “sem a presença de O2 ideal para a execução do exercício”, mas sem a produção de ácido láctico. Esta via depende do combustível armazenado no músculo que dura cerca de 4 segundos em esforço máximo.
A resistência anaeróbica pode ser subdividida como se segue abaixo:
  1. Resistência anaeróbica curta - menos de 25 segundos (principalmente alática);
  2. Resistência anaeróbia média – de 25 até 60 segundos (principalmente láctico);
  3. Resistência anaeróbia longa – de 60 até 120 segundos (láctico + aeróbio).
A resistência anaeróbia pode ser desenvolvida através de métodos de repetição de trabalho de alta intensidade com recuperação limitada.

Limiar anaeróbio...
O limiar anaeróbico, é o momento em que o ácido láctico começa a se acumular nos músculos, é algo entre 80% e 90% da sua freqüência cardíaca máxima e tem aproximadamente 40 batimentos a mais do que o limiar aeróbio. O seu limiar anaeróbico pode ser determinado com o teste de limiar anaeróbio.

Resistência de velocidade....
Resistência de velocidade é utilizada para desenvolver a coordenação da contração muscular. Métodos de repetição são usados ​​com um elevado número de conjuntos de baixo número de repetições por série e intensidade maior do que 85% com distâncias percorridas a partir de 60% a 120% da distância de corrida. Ensaios de competição e tempo podem ser utilizados no desenvolvimento de resistência de velocidade.

Resistência de força...
Resistência de força é usada para desenvolver a capacidade do atleta para manter a qualidade da força dos seus músculos contráteis. Todos os atletas precisam desenvolver um nível básico de resistência de força. Exemplos de atividades para desenvolver a resistência de força é o treinamento em circuito, a musculação, corridas em ladeira (descidas), o fartlek2, etc.

Treinamento para Endurance
Muitos eventos esportivos são ganhos ou perdidos na fase final da competição – muitos são ultrapassados na linha de chegada e é por isso que é tão importante que um atleta tenha resistência significativas para recorrer.
No Treinamento de endurance, você vai encontrar sugestões a nível mundial e técnicas para maximizar os seus níveis de resistência e assegurar que você possa obter um impulso extra durante o seu evento.
1 VO 2 Max (também conhecido como o consumo máximo de oxigênio ou capacidade aeróbia máxima) é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo para o transporte e utilização do oxigênio durante o exercício incremental, o que reflete a aptidão física do indivíduo. O nome é derivado de V - o volume, O 2 - oxigênio, Max - máxima.VO 2 Max é expresso como uma taxa absoluta em litros de oxigênio por minuto (l / min) ou como uma taxa relativa em ml de oxigênio por kg de peso corporal por minuto (ml / kg / min). A última expressão é freqüentemente utilizado para comparar o desempenho dos atletas de resistência de desporto.
2 Fartlek, significa "jogo de velocidade" em sueco, é um método de treinamento que combina formação contínua com o treinamento intervalado. A variável de intensidade e natureza contínua do exercício coloca estresse em ambos os sistemas aeróbios e anaeróbios. Ele difere do treinamento intervalado tradicional na medida em que não é estruturado. Intensidade e / ou a velocidade pode ser variada sempre, dependendo da vontade do atleta.  A maioria das sessões fartlek tem uma duração mínima de 45 minutos e pode variar de caminhadas para sprinting anaeróbio. O Treinamento Fartlek geralmente é associado à corrida, mas pode incluir q ualquer tipo de exercício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário