segunda-feira, 30 de abril de 2012



EXERCÍCIOS AERÓBIOS E SEUS BENEFÍCIOS

Os Exercícios Aeróbios são aqueles que aumentam o consumo de O2 (oxigênio) e as freqüências cardíacas e respiratórias devido a necessidade de gerar energia muscular para o exercício e/ou movimento. Esses exercícios são caracterizados por ter uma duração longa e contínua, porém com baixas e moderadas intensidades. Temos na caminhada, corrida, natação e ciclismo exemplos de exercícios aeróbios.
Os Exercícios Aeróbios são extremamente importantes no processo de queima de gordura, ajudando a eliminar alguns quilinhos indesejáveis, aumentam a resistência, já que fortalecem a capacidade cardiopulmonar, aumentando a resistência; Ajudam no combate ao estresse e ansiedade, melhorando também a sua noite e o humor devido justamente ao aumento da liberação da serotonina; e fortalecem também o sistema cardiorrespiratório e imunológico.

O EXERCÍCIO AERÓBIO E A QUEIMA DE GORDURA
Quando praticamos os exercícios aeróbios, ocorre nas células musculares um consumo maior de oxigênio para produção de energia. Se compararmos ao Exercício Anaeróbio, que é caracterizado por ter uma duração menor e intensidade maior, o corpo acaba utilizando outro tipo de energia como fonte que, neste caso, o organismo quebra o ATP (que são pequenas molécula que armazena energia no músculo e que são utilizadas justamente em pequenos períodos ou em estado de alerta) que existe em estoque dentro das células musculares e só depois passa a utilizar a glicose existente no corpo para continuar o exercício. Já  nos Exercícios Aeróbios, que são de menor intensidade e prolongados, o corpo exigirá mais energia, porém vai ter um tempo muito maior para produzi-la. Neste processo a glicose se transforma em ácido pirúvico entrando na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produzindo a enzima Acetil-CoA, que por fim, em contato com o oxigênio, que provem da nossa respiração, produzem mais ou menos dezoito vezes mais ATP do que os exercícios anaeróbicos. Mas, como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cerébro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade, passando a utilizar às moléculas de gordura para produção de energia. Por isso, o exercício aeróbico consome não só a gordura dos músculos como também a de outras partes do corpo.

OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
  1.      Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
  2.   Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
  3.    Tonificação da musculatura.
  4.    Diminuição da pressão arterial.
  5.    Elevação do número de células vermelhas do sangue.
  6.   Melhoria da circulação sanguínea.
  7.   Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
  8.   Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.



AUMENTANDO O METABOLISMO
Muitas vezes achamos que o exercício aeróbio não queima as calorias necessárias e que outros tipos de exercícios ou mesmo outras atividades são melhores ou mais extenuantes, então achamos que seria melhor um ou outro que o aeróbio, mas a verdade é que os exercícios moderados aumentam o metabolismo (queimando calorias) 3 a 8 vezes, durante muito tempo depois do exercício. O efeito residual do exercício, e não o próprio exercício é o maior responsável pela queima de calorias. Por isso é necessário descansos. Quem nunca observou que ao fazer exercícios aeróbios por um período mais longo sente que seu peso estabiliza e não decresce mais, mesmo dando continuidade aos mesmos, e quando se decide parar por uma semana ou duas sente que o peso esta diminuindo, porque os resíduos do exercício estão sendo processados e eliminando os quilinhos a mais.

MANTENDO A MASSA MUSCULAR

Os exercícios requerem que você use seus músculos, o que te permite manter (ou ainda aumentar) a quantidade de massa muscular que você tem. Não fazendo exercício, você irá perder massa muscular e reduzir sua habilidade de queimar gordura.
Lembre-se que exercícios podem lhe permitir aumentar sua massa muscular ao mesmo tempo em que você está perdendo gordura, e seu peso pode não alterar. Você irá aproveitar todos os benefícios (visuais e de saúde) de uma melhor proporção gordura/músculo, e é isso o que importa.
Além de todos esses benefícios, os exercícios aumentam a queima de gordura corporal fazendo com que essa queima seja mais eficiente. Os músculos possuem certo tipo de enzimas específicas para queima de gordura e apenas para elas. Pesquisas sugerem que as pessoas que se exercitam regularmente aumentam essas enzimas musculares.
Em outras palavras, os exercícios aumentam a habilidade do corpo queimar gordura mais eficientemente. Isto significa que quanto mais você se exercitar, quanto mais você usar seus músculos, mais enzimas que queimam gordura seus músculos irão desenvolver para queimar mais gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário