quarta-feira, 11 de julho de 2012

Qual seria o benefício em prol da Saúde no simples ato de deixar o carro em casa?



Um novo estudo confirma que fazer pequenos percursos a pé em vez de pegar o carro ou moto evitaria a morte de 108 homens e 79 mulheres por ano, somente na Catalunha. Isto implicaria em uma poupança anual de mais de 200 milhões de euros.

Pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência de Saúde Pública de Barcelona (ASPB) estimam que os benefícios econômicos anuais teriam uma redução nas taxas de mortalidade,  apenas substituindo pelo menos uma viagem curta veículo para uma caminhada.
Os autores realizaram um estudo transversal com base na Pesquisa de Mobilidade na cidade de Catalunha, realizado pela Generalitat e a Agência de Transportes Metropolitanos, em 2006, que documenta as viagens de mais de cem mil pessoas.
Então, 80.552 pessoas com mais de 17 anos de idade e que fizeram pelo menos uma viagem foram selecionadas e os pesquisadores calcularam o número de homens e mulheres que não cumpriram as recomendações diárias de exercícios físicos, mas viajaram de carro ou moto para viagens de até cinco minutos de duração.
A fim de calcular os benefícios econômicos anuais, foi usado o sistema "Health Economic Evaluation Tool (HEAT)". Ele foi projetado pela OMS e estima os benefícios da redução da mortalidade, com o aumento do exercício físico.
Para suas estimativas econômicas, tal como estabelecido pelo HEAT, os pesquisadores levaram em conta parâmetros determinados: 150 minutos de caminhada por semana, um risco relativo de 0,78 para todas as mortes ligadas a caminhadas de meia hora por dia e a taxa de mortalidade na Espanha de 21.349 mortes a cada 100.000 pessoas com idades entre 20 e 49 anos e um valor estatístico de vida de uma pessoa com cerca de €1.300.000 (Hum milhão e trezentos mil euros) de acordo com a metodologia "willingness to pay".
Este estudo foi publicado no Jornal Europeu "European Journal of Public Health" e seus resultados revelaram que 77,2% dos homens e 67,7% das mulheres na Catalunha, não atingem as quantidades diárias recomendadas de exercício físico quando caminham.
"No entanto, 15,6% e 13,9%, respectivamente, conseguiriam atingir as recomendações diárias se substituíssem pelo menos um pequeno trecho de carro de cinco minutos", como explica Marta Olabarria, principal autora do estudo.
Andar a pé é um esporte
Através da Estratégia Global de Dieta, Atividade Física e Saúde a OMS afirmam que é necessário fazer pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico moderado por semana. Caminhando para espairecer, dando uma volta, ir ao supermercado e etc. é considerada uma atividade física moderada e é perfeito para atender às recomendações do exercício.

Fonte: Sciencedaily.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário