segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudo Europeu mostra novidade – Novos tênis estão sendo criados com o intuito de evitar lesões.


Falaremos hoje sobre um dos principais equipamentos para os praticantes de corrida. Uma pesquisa mostra que de 80 milhões de corredores europeus, mais de 37 milhões já sofreram alguma lesão praticando a corrida no ano passado. O Instituto de Biomecânica de Valência (IBV) está trabalhando num projeto de um tênis que integra um dispositivo de medição de treinamento que irá fornecer controle e evitar lesões durante a corrida.

Esse dispositivo consiste em um sistema de medição microeletrônica, capaz de reunir e transmitir ao atleta os principais parâmetros biomecânicos. As informações serão transmitidas sem fio para o telefone celular do corredor, onde um aplicativo irá lhe trazer as informações, em tempo real, sobre a atividade planejada e o desempenho alcançado até aquele momento.

O aplicativo do celular também poderá integrar informações adicionais fornecidas por outros dispositivos comerciais usados ​​atualmente, como monitores de frequência cardíaca e/ou de posicionamento global, como o GPS, fornecido pelos smartphones.

O corredor será capaz de baixar todas as informações geradas da corrida em um portal web que irá incluir um aplicativo de gerenciamento. Este portal irá gerar planos de formação personalizada com base na análise prévia da biomecânica do corredor, e também permitirá um acompanhamento de melhorias de treinamento e dar as recomendações de usuários, a fim de evitar lesões. Além disso, esta rede irá incluir a web 2.0. Funcionalidades, permitindo o usuário a estar em contato com outros corredores em todo o mundo e criar e compartilhar rotas de corrida, informações sobre tênis, etc.

A principal novidade desse novo sistema em relação ao atual, é que ele será o primeiro dispositivo do mercado capaz de caracterizar a técnica da corrida a partir de variáveis ​​biomecânicas e dar recomendações em tempo real para evitar lesões e melhorar o desempenho.
Esse novo projeto conhecido como RUNSAFER, é uma iniciativa europeia financiada pela investigação para as PME Chamada do Programa-Quadro VII da Comissão Europeia.


Bom, é isso pessoal!! Vá acompanhando o blog e se prepare que esta semana ainda tem mais um post para melhorar o seu conhecimento...

Fonte: sciencedaily.com

Grande abrazzo à todos!!!
JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário